Sobre

O nobreak é um aparelho que filtra a energia elétrica que chega aos equipamentos, fornecendo energia de qualidade e impedindo interrupções não programadas no fornecimento de eletricidade, como ocorre em caso de blecautes.

Uma tradução literal do inglês para nobreak seria “sem pausa”, fazendo referência justamente a ininterrupção de energia proporcionada por estes equipamentos. Uma curiosidade sobre o nobreak é que ele é conhecido por este nome apenas no Brasil, em qualquer outro país este equipamento é chamado de UPS (Uninterruptible Power Supply).

Por que ter um nobreak?

Tempestades, como estas que ocorrem no verão, geram uma enorme variação de energia, devido às descargas elétricas de raios nas áreas próximas. Estas variações podem levar a queima total ou parcial de equipamentos. É, também, muito comum ocorrerem variações de até 10%, para cima ou para baixo, na voltagem de redes elétricas, o que pode reduzir a vida útil dos aparelhos

Para que serve o nobreak

O UPS, ou nobreak, possui duas funções básicas:

1 – Backup de energia

O nobreak funciona como uma reserva de energia em caso de necessidades. Ele proporciona um tempo de autonomia para que tarefas sejam concluídas ou que ações sejam tomadas caso o tempo de interrupção de energia elétrica da concessionária seja maior do que o período suportado pela bateria do nobreak.

2 – Proteção de energia

Outra função do nobreak, não menos importante, é “limpar” a energia fornecida pelas concessionárias, para que a eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perda de dados e danos a qualquer equipamento que esteja ligado a ele.

Estes dispositivos são muito usados em computadores, servidores e outros aparelhos cuja interrupção pode acarretar prejuízos importantes. No entanto, ele também pode ser usados em outros equipamentos ligados à rede elétrica, como eletrodomésticos, TVs e videogames.

Os aparelhos eletrônicos podem tolerar pequenas variações nas especificações do suprimento de energia. Porém, caso a diferença seja significativa, o fornecimento de energia pode ser interrompido. Os nobreaks geralmente protegem computadores, servidores e aparelhos contra os principais problemas da rede elétrica que podem danificar os equipamentos, causar perda ou corrompimento de dados e/ou ainda alterar os resultados esperados para aquele determinado equipamento.

Como funciona o nobreak

Existem diferentes tecnologias de nobreaks, e cada uma delas impõe um funcionamento diferente para o sistema. As principais são: stand-by ou off-line, interativa e online dupla conversão.

Nobreaks standby ou off-line

Os nobreaks standby permitem que os equipamentos desliguem a energia da rede até que o nobreak detecte um problema. Quando isso acontece, o nobreak passa a fornecer energia para os equipamentos conectados a ele através de sua bateria, para protegê-los contra quedas bruscas, surtos ou falta de energia. Como a faixa de operação normal é geralmente restrita, o nobreak terá que recorrer frequentemente às baterias, o que pode reduzir a autonomia da bateria e sua vida útil.

Como funciona um no-break stand by

 

Nobreaks linha interativa

Os nobreaks de linha interativa são uma evolução dos nobreaks stand-by, pois regulam a tensão, aumentando ou diminuindo a energia da rede conforme necessário, antes de repassá-la para os equipamentos protegidos ou alimentar a bateria do nobreak. Os modelos de linha interativa tipicamente mudam para o modo bateria com um tempo de transferência de 3-8 ms, que está dentro dos limites aceitáveis para a maioria das equipamentos, que nem chegam a perceber este tempo de transferência. Por possuir um regulador de tensão, a bateria dos nobreaks interativos é acionada com muito menos frequência do que nos modelos off-line, mas com maior frequência do que os equipamentos online dupla conversão.

Como funciona um no-break de linha interativa

 

Nobreaks online dupla conversão

 

No nobreak online ou de corrente contínua o equipamento é sempre alimentado pela bateria, que é recarregada constantemente. Desta maneira, a energia elétrica que chega aos equipamentos será totalmente filtrada contra os principais problemas da rede elétrica, pois a energia que alimenta os equipamentos vem da bateria do nobreak, não diretamente da tomada.

 

Por isso estes equipamentos proporcionam os mais altos índices de proteção, e assim recorrem ao uso de suas baterias com menos frequência que as demais tecnologias, o que prolonga sua vida útil.

Como funciona um no-break online

Os sistemas de nobreak stand-by e interativos são mais comuns para residências, estações de trabalho e pontos de venda, porque geralmente custam a metade do preço do sistema online. Os sistemas online dupla conversão fornecem energia extremamente estável e limpa, então tendem a ser usados em servidores, network closets, data centers, indústrias, serviços e aplicações críticas em geral.


Outras notícias

Clicando aqui!

Entre em Contato!

Encontre a solução para sua empresa!

Contato